Instituição

  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Organograma
  • Órgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

O Centro Social de S. Miguel é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) destinada a apoiar a fase mais madura da vida, a chamada 3ª Idade. Para tal, promove a ajuda possível nas suas quatro respostas sociais: Centro de Convívio, Centro de Dia; Apoio Domiciliário e Estrutura Residencial Para Pessoa Idosa. Esta Instituição desenvolve uma intensa atividade, por forma a corresponder às necessidades de alimentação, higiene, animação ocupacional, ginástica, turismo, etc, e uma vivência digna em salutar ambiente de alegria e paz.

Esta obra nasce por iniciativa conjunta das duas Conferências Vicentinas, a feminina e a mista. As Conferências, sensibilizadas com as necessidades sociais do meio, juntaram-se e organizaram um projeto para concurso à gestão do Centro Social, cujo edifício estava a ser construído  pela Junta de Freguesia.

Em Assembleia de Freguesia  de 10 de Outubro de 1995, é aprovado o referido projeto com 3 votos a favor, 2 contra e 3 abstenções.

Assim com a responsabilidade que emana daquela Assembleia, as Conferências nomeiam entre os seus membros, uma Comissão Instaladora, com a missão de pôr em prática de imediato todo o projeto e estratégia e bases sólidas, para abrir caminho ao nascimento da Obra. Desde logo se adivinhou grande êxito, dada a impressionante adesão de toda a comunidade Arcozelense a este projeto. 

Partindo do zero, em pouco tempo é possível a compra de algum equipamento e ao fim de, aproximadamente um ano, em 27 de Outubro de 1996, já se inaugura esta casa social.

Inicia-se apenas com o Centro de Convívio. Em Janeiro do ano seguinte é o arranque da 2ª resposta social, o Centro de Dia. Passado mais um ano, em Janeiro de 1998, é o início do Apoio Domiciliário e, em Julho de 1999 a abertura da 4ª resposta social, um Lar para residência de dez clientes.

O Centro Social de S. Miguel de Arcozelo tem por objetivos, entre outros permitidos estatuariamente, contribuir para a promoção dos habitantes da freguesia de Arcozelo, pela prestação de auxílio material, moral e educacional, de forma a proporcionar proteção dos cidadãos na velhice e invalidez e para contribuir para a sua integração social e comunitária.

O Centro Social de S. Miguel de Arcozelo orienta-se pelos princípios da religião católica, em todas as suas atividades e no funcionamento interno.

DIREÇÃO:

PRESIDENTE: MARIA JÚLIA GUEDES DA SILVA LOPES RODRIGUES

VICE-PRESIDENTE: MARIA JOSEFINA VALVERDE F. M. R. SILVA

SECRETÁRIO: ÂNGELA MARIA ROCHA BARBOSA

TESOUREIRO: FAUSTO TEÓFILO FERREIRA SILVA

1.º VOGAL: MANUEL CARLOS FRANÇA ALVES

2.º VOGAL: MARIA JOÃO GOMES PEREIRA DE ALMEIDA PEREIRA

3.º VOGAL: LEOPOLDINA GRACINDA ALVES DO COUTO

 

 

CONSELHO FISCAL

PRESIDENTE:  ANTÓNIO DE BESSA SOARES

1.º VOGAL: JOAQUIM GUEDES MARQUES

2.º VOGAL: JERÓNIMO MOREIRA MOTA BARBOSA

 

 

ASSEMBLEIA GERAL

PRESIDENTE: ISRAEL BERNARDO DA CUNHA OLIVEIRA

1.º SECRETÁRIO: RUI ALEXANDRE COUTO MAIA

2.º SECRETÁRIO: MARIA ALEXANDRA MARTINS FERNANDES SILVA

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais