- História
- Missão, Visão e Valores
- Organograma
- Órgãos Sociais
- Documentos Institucionais
Instituição
O Centro Social de S. Miguel é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) destinada a apoiar a fase mais madura da vida, a chamada 3ª Idade. Para tal, promove a ajuda possível nas suas quatro respostas sociais: Centro de Convívio, Centro de Dia; Apoio Domiciliário e Estrutura Residencial Para Pessoa Idosa. Esta Instituição desenvolve uma intensa atividade, por forma a corresponder às necessidades de alimentação, higiene, animação ocupacional, ginástica, turismo, etc, e uma vivência digna em salutar ambiente de alegria e paz.
Esta obra nasce por iniciativa conjunta das duas Conferências Vicentinas, a feminina e a mista. As Conferências, sensibilizadas com as necessidades sociais do meio, juntaram-se e organizaram um projeto para concurso à gestão do Centro Social, cujo edifício estava a ser construído pela Junta de Freguesia.
Em Assembleia de Freguesia de 10 de Outubro de 1995, é aprovado o referido projeto com 3 votos a favor, 2 contra e 3 abstenções.
Assim com a responsabilidade que emana daquela Assembleia, as Conferências nomeiam entre os seus membros, uma Comissão Instaladora, com a missão de pôr em prática de imediato todo o projeto e estratégia e bases sólidas, para abrir caminho ao nascimento da Obra. Desde logo se adivinhou grande êxito, dada a impressionante adesão de toda a comunidade Arcozelense a este projeto.
Partindo do zero, em pouco tempo é possível a compra de algum equipamento e ao fim de, aproximadamente um ano, em 27 de Outubro de 1996, já se inaugura esta casa social.
Inicia-se apenas com o Centro de Convívio. Em Janeiro do ano seguinte é o arranque da 2ª resposta social, o Centro de Dia. Passado mais um ano, em Janeiro de 1998, é o início do Apoio Domiciliário e, em Julho de 1999 a abertura da 4ª resposta social, um Lar para residência de dez clientes.
O Centro Social de S. Miguel de Arcozelo tem por objetivos, entre outros permitidos estatuariamente, contribuir para a promoção dos habitantes da freguesia de Arcozelo, pela prestação de auxílio material, moral e educacional, de forma a proporcionar proteção dos cidadãos na velhice e invalidez e para contribuir para a sua integração social e comunitária.
O Centro Social de S. Miguel de Arcozelo orienta-se pelos princípios da religião católica, em todas as suas atividades e no funcionamento interno.
DIREÇÃO 2023-2027:
PRESIDENTE: MARIA JÚLIA GUEDES DA SILVA LOPES RODRIGUES
VICE-PRESIDENTE: RUI MANUEL DA SILVA MOREIRA
SECRETÁRIO: ANÍBAL JOSÉ SOARES DA SILVA
TESOUREIRO: FAUSTO TEÓFILO FERREIRA SILVA
1.º VOGAL: LEOPOLDINA GRACINDA ALVES DO COUTO
2.º VOGAL: MARIA JOAQUINA DA ROCHA E SILVA
3.º VOGAL: MARIA FERNANDA GUEDES TEIXEIRA VALE
CONSELHO FISCAL
PRESIDENTE: MARIA JOÃO LASSEN SOARES VIEIRA CORREIA OLIVEIRA
1.º VOGAL: ANTÓNIO FONSECA MAIA
2.º VOGAL: MANUEL FORTUNA GOMES
ASSEMBLEIA GERAL
PRESIDENTE: ISRAEL BERNARDO DA CUNHA OLIVEIRA
1.º SECRETÁRIO: RUI ALEXANDRE COUTO MAIA
2.º SECRETÁRIO: MARIA ALEXANDRA MARTINS FERNANDES SILVA